Amo escrever. Mas também amo a música e os desafios de criar aplicativos inovadores.
Minha obra literária, 67 títulos, incluindo traduções, à venda na amazon.com em Dezembro de 2025, reflete minha dedicação a temas variados que incluem estudos da religião, realismo fantástico, aventura, humor, romance e temas técnicos relacionados à minha atividade principal: engenheiro de software.
Entre meus projetos de tecnologia, destaco dois: os portais de notícias GNN e o rastreador/trackeador de sites allclic. E esse destaque é importante porque ambos estão diretamente relacionados, como explicarei adiante.
Há também vários aplicativos e sites que criei, alguns deles dão suporte a alguns de meus livros, como a Calculadora de Reforma Tributária que integra o Livro A Reforma Tributária Brasileira, que é um guia para implementação da RTC e o site wsaxis.com que fornece ferramentas para gestão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) do Brasil.
Espero que você aprecie este conteúdo. Agradeço por sua visita e coloco-me à disposição através da conta de e-Mail heronrobledo@gmail.com.
Não tenho pudores em declarar que sou o fã número 1 de Gabriel García Márquez. Mas não é só por suas obras focadas no realismo mágico; também aprecio o tom jornalístico de obras como Notícia de um Sequestro.
Outro escritor de quem sou grande admirador é Érico Veríssimo, o maior entre todos os escritores da língua portuguesa cujas obras tive a oportunidade de conhecer. E, sem exagero, se José Saramago é merecedor de um Premio Nobel, Érico mereceria dez.
Eu tento, e apenas tento, ser uma mistura de Gabo e Érico, pretensão sintetizada, há algum tempo, por uma muito generosa admiradora que afirmou que eu sou um contador de histórias felizes. É o que eu sou.
Segundo meu entendimento, a leitura tranquila não deve dar margem a elocubrações. É como assistir a um filme e lembrar dele depois, onde não se destaca uma ou outra cena, mas o conteúdo da obra como todo. Em uma palavra, deve ser apenas diversão e entretenimento.
No caso das obras abaixo, cujo teor levará o leitor a um mundo mágico e divertido, meu propósito foi o de contar histórias felizes com personagens e localidades que, por fantásticas, para se viver em um mundo feliz, poderiam muito bem ser reais. Essas histórias, propositalmente - e espero - , são para ser lidas “de um fôlego só” e esquecidas até uma improvável releitura.
Ainda que eu não aceite os dogmas impostos pela igreja católica, resultado de séculos de manipulações, e justamento por isso, me concedo o direito de esmiuçar a história em busca de comprovações que reforcem a minha fé, que é grande, verdadeira e sincera, garanto.
Meu primeiro livro publicado - e até hoje o mais vendido - é A IGREJA PRIMITIVA, uma tradução que fiz de uma obra original e que é o texto, entre tantos que pesquisei, que mais se aproxima da "verdade" sobre a história da Igreja Católica. Depois dele, me aprofundei no assunto e publiquei a série de livros da lista abaixo.
Destaco ainda outros três: A INVENÇÃO DA LITURGIA CATÓLICA, O ESPIRITISMO SEGUNDO O EVANGELHO e UMA FALSA PONTE PARA DEUS.
Este é o gênero que agrada a todos. As adaptações que fiz da obra de Bernardo Gomes de Brito do português arcaico para o português atual, e deste para o espanhol e o inglês, resultaram em histórias reais que prendem o leitor do começo ao fim de cada uma dessas seis fantásticas histórias reais.
"Ana é" relata o poder da inteligência artificial em uma trama onde as questões e os valores femininos são destaque.
"O Roubo dos 500 Milhões" é uma história real - chocante e inesquecível - que acompanhei quando era jovem e que agora resgato como uma trama policial e política com um toque de lirismo, humor e romance.
Doa a quem doer, eu não perco a piada em um mundo onde elas estão prontas.
Leitura quente! "Ana é" aparece aqui novamente, justificadamente.
Nos primórdios da "informática" - como se dizia, então - muitos como eu aprenderam devorando livros sobre programação.
Da mesma forma, a implantação da Nota Fiscal Eletrônica - projeto inventado por burocratas - foi outro grande desafio, tão complexo que ainda hoje apavora muita gente, mesmo os experientes.
Mas esses dois tópicos que citei não são os únicos que despertaram minha pretensão de disseminar meu conhecimento.
Nesta série de livros, faço uma abordagem de temas de interesse específico. Quero dizer, para que você compraria um livro que ensina como tirar proveito do booking.com se você não tem um imóvel que possa alugar por temporada?
Os aplicativos relacionas a livros podem ser acessados a partir de palavras-chave informadas nas páginas da obra. São eles: “Database Form Creator” (aplicativo Windows Desktop) e “A Reforma Tributária Brasileira” (calculadora).
Estes são gratuitos e podem ser acessados pelas urls abaixo:
Este é um assunto que pode demandar horas de boas discussões. Mas vou sintetizar minhas ideias. E começo explicando por que resolvi criar um portal de notícias.
Do ponto de vista do consumidor de notícias, que são as pessoas que apreciam estar bem informadas, ficou impossível fazer uma leitura das manchetes e notícias do dia sem se irritar. De fato, ler um portal de notícias se tornou um tormento; praticamente não existe uma mídia fornecedora de notícias que não exiba anúncios intrusivos, além de, ao serem acessadas, exigirem do usuário coisas irritantes como autorização para registro de cookies e cadastros.
E do ponto de vista do anunciante, aquele que paga para que você clique nos anúncios, a mídia não funciona. É jogar dinheiro fora.
Daí que resolvi criar o agregador mundial de notícias GNN usando esta lógica: se eu não posso com o Google e não posso com a Meta, vou ser concorrente deles. Mas vou criar um portal de notícias decente, onde haverá anúncios, mas sem intrusões e desrespeito; apenas notícias limpas. Na fase atual, embora o propósito seja o mesmo, tenho três portais que fazem a mesma coisa - exibem notícias de 190 jornais e portais de 30 países - mas com pequenas diferenças. Os portais de notícias são, de longe, meu melhor trabalho de engenharia de software. E a melhor forma de você avaliar é acessando or portais.
Tem tudo a ver com a criação do GNN. Quando você publica um anúncio na Meta ou no Google, os relatórios informam detalhes de acessos, visitas, cliques em links, etc.
Mas chegou um momento em que comecei a duvidar desses relatórios, porque, como disse acima, os posts pagos simplesmente não funcionam.
Então crie o site allclic.com, um "trackeador" que acompanha os movimentos dos visitantes de um site. De qual país, estado e cidade é o visitante? A que horas foi o evento e o que ele fez no site? Onde clicou? Qual a origem do acesso? Foi através de uma consulta no Google ou ele digitou a url diretamente no navegador?
Como mencionei, minha atividade principal é a de engenheiro de software. Eu tenho alguns aplicativos para gerenciamento de empresas. Com o advento da reforma tributária, antecipando-me à concorrência, crie uma api para emissão de NF-e que é vendida como um serviço (SaaS). Mas com um grande diferencial. Ao adquirir o serviço, o cliente leva de graça um emissor de NF-e com características multi-empresas e multi-estoque.